O Pioneiro - Descidas no Mondego

Todos os dias entre Penacova e Coimbra

FAQ: Perguntas frequentes

 

Here we collect some of the questions participants used to ask us. Do you have any other questions? Do not hesitate to contact us!

00

O que muda com a Covid-19?

 

O Pioneiro do Mondego reabriu atividade com o protocolo “clean and safe” de Turismo de Portugal. A maior parte da nossa atividade ocorre a céu aberto onde facilmente se assegura a distância física recomendada de 2 metros. Para os participantes pouco muda. Só precisam de trazer mascaras para utilizarem no transporte – que funcionará com a lotação máxima recomendada pela DGS de 2/3, e para usarem nas passagens nos açudes. Todo o material é desinfetado; seja com desinfetantes ecológicos á base de álcool, seja pela utilização duma quarentena de uma semana entre usos. É disponibilizado álcool-gel nos transportes e nas instalações de O Pioneiro do Mondego.

 

01

Quais as condições mínimas para fazer a descida?

 

A descida é acessível a qualquer pessoa com uma condição física normal; no entanto sendo a canoagem um desporto náutico, pedimos que qualquer participante saiba nadar. Todos os participantes levam coletes de salva-vidas e estão assegurados por um seguro de acidentes pessoais e responsabilidade pública da empresa. A competência da natação no entanto é necessária para os participantes, em caso de queda á agua, se sentirem confortáveis e não entrarem em pânico.

 

02

Porque escolher O Pioneiro?

 

A grande popularidade das descidas abriu o mercado para algumas empresas concorrentes. Mesmo assim acreditamos que como “Pioneiros”, alem dos quase 30 anos de experiencia, podemos oferecer consideráveis vantagens. Não só somos a única empresa que faz a descida todos os dias; como também temos a maior frota de canoas no rio, podendo assim aceitar qualquer número de pessoas; desde participantes individuais a grupos com centenas de pessoas. Também temos uma inigualável variedade de escolha de material; caiaques duplos e individuais, desde os tipos mais clássicos e estáveis sit-inside aos mais recentes sit-on-top kayaks do rio. A nossa equipa é composta por jovens guias locais com anos de experiencia que conhecem o rio como ninguém e são poliglotas. Temos o sistema de reservas mais flexível do mercado, o que torna mais fácil a organização do seu grupo. Temos instalações e parques de estacionamento privados, evitando a confusão dos fins-de-semanas de verão. Por fim, o nosso sistema de monitorização e segurança privilegia a liberdade dos nossos clientes; assim cada um deve poder fazer a descida ao seu próprio ritmo, sem ser obrigado a permanecer numa excursão de grupo. Isto tudo a preços competitivos! - Para saber porque escolher o Mondego: veja aqui

03

Até quando podemos fazer a reserva?

 

Nos períodos calmos, e para grupos pequenos, um dia antes da data ainda se pode fazer uma reserva. Mas para ter certeza da existência de vagas suficientes, convém sempre reservar o mais cedo possível (principalmente para grupos grandes e durante os fim-de-semanas).

 

Como se faz a reserva?

 

A reserva pode ser feito por telefone, por e-mail ou por este site. Precisamos de um nome do responsável do grupo, o número de telefone e o número de pessoas pretendidas. Pedimos que confirmem a reserva com o número exato de pessoas uma semana antes da data da descida.

 

04

Como se processa o pagamento?

 

O pagamento pode ser feito no dia mesmo; em dinheiro ou cheque - ou por transferência bancaria, enviando-nos o comprovativo de transferência antes da data da descida. O NIB do Pioneiro do Mondego é o 0035 0594 0001 3345 1304 5 - o NIF: 502 042 133.

 

05

O que é preciso levar?

 

Não se esqueçam:

-Roupa seca para o fim da descida

-Calçado que se possa molhar (de preferência sapatilhas)

-1 Documento de identificação do responsável do grupo.

-Agua e alguma coisa para comer (tem bar a meio do percurso)

-Proteção contra o sol!
-Mascaras para usarem durante o transporte.

 

06

O que se faz para o almoço?

 

Tradicionalmente as pessoas trazem um piquenique que podem comer nas inúmeras praias ao longo do percurso. Também podem comer alguma coisa na praia fluvial, onde o bar serve tostas, sandes e bifanas.
Também podemos organizar um lanche ou churrasco para grupos durante a descida; informe-se por e-mail. No final temos churrasqueiras que podem ser utilizadas por um baixo custo extra.

 

07

08

Crianças podem descer o rio?

 

Com qualquer idade se pode descer o mondego de canoa, desde que se sintam á vontade na água e sejam acompanhados por um adulto que tome a responsabilidade pela criança. Temos coletes salva-vidas para todos, mesmo para os mais pequenos a partir de 15 quilos. Temos uns banquinhos especiais para colocar no meio entre os pais num barco duplo. Fazemos preços especiais para crianças e jovens. Tenham em conta a exposição ao sol, no entanto.

 

Precisam de todos os nomes dos participantes?

 

Não. Algumas empresas de desporto de aventura requerem todos os nomes dos participantes para fazer o seguro. Para tornar as coisas muito mais menos complicadas e flexíveis para organizar grupos, optamos por uma seguradora que não requer esses dados; aproveite!

09

Como funciona a vossa política de monitorização?

 

O Pioneiro do Mondego tenta encontrar um equilíbrio entre a segurança e a liberdade dos seus participantes. Queremos fazer tudo para vos dar a máxima segurança que desejam, ao mesmo tempo nao queremos dar a sensação de um passeio escolar onde todos têm de ficar no grupo. Por isso garantimos uma monitorização permanente nos lugares mais complicados, e ao mesmo tempo damos vos a liberdade de seguirem ao vosso próprio ritmo sem acompanhamento. Sempre terá monitores atrás no grupo, e quem não se sentir seguro ou queira mais segurança sempre pode ficar com estes. Quem quiser também sempre pode reservar monitorização pessoal.

10