Qual descida do rio Zezere, Nabao, Tejo ou Douro?

O Mondego é o percurso mais belo!

Mais belo, agradável, natural, verde, limpo e emocionante – a descida do mondego bate de longe as descidas dos outros rios em Portugal, como o Zezere, o Tejo, o Douro e o Nabão. Das descidas de rio em Portugal, não é por acaso que o rio Mondego é o mais conhecido. Convenhamos que a companhia e organização são partes muito importantes para um dia bem passado, mas alem disso a escolha do próprio rio é importante para o sucesso duma atividade outdoor.

Atividade outdoor com uma paisagem verde inigualável

Toda a descida do Mondego estamos, rodeados de montanhas cheias de floresta verde. A vegetação, que chega até as bordas do rio. Nas arvores e arbustos vivem uma grande quantidade de aves: Milhafres, Guarda Rios, Aguias, Patos, Corvos e Garças-reais. A beira do rio poderão observar o pastor com suas cabras e ovelhas a pastar no mato.

Percurso natural

O mondego segue o leite natural do rio; com exceção de 2 açudes e uma praia fluvial, nada interfere com o fluxo natural do rio que meandra entre montanhas e praias fluviais. O rio entre Penacova e Torres do Mondego não é canalizado. O percurso tem vários pequenos rápidos que proporcionam alguma emoção extra á descida. Isto não é o caso da descida do rio Tejo e a descida do rio Douro, que são rios de grande dimensão adaptados á navegação com grande navios e perderam muito da sua naturalidade.

O mondego nasce na Serra da estrela. Ao longo do seu percurso até Penacova não passa por grandes centros urbanos, industriais, nem áreas de produção agrícola intensiva. Isto faz que o rio é muito limpo. Todas praias fluviais do Mondego tem sido regularmente controladas e comprovadas em relação á qualidade de água. A água do Mondego é perfeito para se refrescar, para dar um mergulho, ou para as suas crianças brincarem na agua.

 

Um rio limpo

Fluxo estável, constante e suave:

A descida do Mondego tem uma vantagem enorme para a prática de canoagem em comparação á maioria dos outros rios em Portugal: a existência da barragem de Aguieira, a montante de Penacova, que garante um fluxo estável, constante e suave das águas do rio Mondego a partir de Penacova para a sua aventura. A descida do Mondego nunca é chata, mesmo no meio do verão e em períodos de seca, costumamos ter descargas diárias que garantem a ajuda da corrente, perfeita para a pratica de kayak no mondego. Na descida do rio Zezere, isto por exemplo não é garantido, a descargas mais bruscas ou não existentes, dependendo do período do ano, podem afetar o lazer da sua aventura.

Centralidade geográfica

Entre Porto e Lisboa, Coimbra está situada no Centro do Pais. Portanto, a descida do Mondego fica mais perto que a descida do Zezere, a descida do Tejo ou a descida do Nabão, para os habitantes do Porto e Norte de Portugal, chegar a Coimbra leva mais ou menos uma hora. As descidas do rio Mondego ficam mais pertas que a Descida do rio Douro para os habitantes de Lisboa. A auto-estrada A1 e a IP3 garantem um acesso fácil.