Percurso 1. Penacova - Torres do Mondego

 

O percurso para todos! Com uma extensão de 18 km, começa no açude da carvoeira; 500 m abaixo da praia fluvial de Penacova e acaba nas Torres do Mondego, 3 km abaixo da praia fluvial do Casal da Misarela. Todo o percurso passa pelo vale natural do Mondego - no meio da floresta - passando as pequenas povoações serranas de Ronqueira, Rebordosa, Louredo, Foz do Caneiro e Casal. Esta parte do rio está cheia de pequenas praias nas margens, perfeitas para fazer uma pausa para um piquenique ou um mergulho. No bar da praia fluvial também têm a possibilidade de parar para um pequeno lanche, uma cerveja ou um gelado. Esta parte do rio costuma ter sempre uma ligeira corrente, o que torna este percurso fácil; acessível a todas as idades.

 

O Percurso demora umas 3-4 horas em caiaque. Costumamos combinar às 10.00 nas Torres do Mondego (ver mapa e indicações) - ou às 10.30 em Penacova (ver mapa e indicações). Quem não tiver transporte podemos ir buscar ao Centro de Coimbra (ver mapa e indicações). Em Penacova é distribuído o material e são dadas as instruções. A largada das canoas costuma ser pelas 11.00. A chegada prevista nas Torres é pelas 15.00 a 17.00.

 

Percurso 2. Penacova - Coimbra

 

O percurso clássico! O percurso completo de 25 km; alem dos 18 km iniciais, este percurso inclui os últimos 7 km até Coimbra centro. Este percurso é dificultado pelo alargamento do leito do rio e ausência de corrente nos últimos quilómetros; alem disso costuma ter o mítico vento de frente que pode produzir uma ligeira ondulação. Mas quem aguentar esta distancia; tem o privilégio de conseguir entrar Coimbra pela agua, avistando a torre da universidade de Coimbra de longe. Esta descida é indicada para aquelas pessoas mais desportistas que vêm na descida não só uma atividade para relaxar, mas também um desafio físico.

 

 

O Percurso demora umas 4-5 horas em caiaque. Costumamos combinar às 10.00 no clube náutico do Parque Verde de Coimbra (ver mapa e indicações) - ou às 10.30 em Penacova (ver mapa e indicações). Em Penacova é distribuído o material e são dadas as instruções. A largada das canoas costuma ser pelas 11.00. A chegada prevista em Coimbra é pelas 16.30 a 18.00.

A aventura outdoor adaptada a cada um - canoagem no centro de Portugal

A combinação da beleza natural do vale do Mondego - com suas rochas, florestas e praias fluviais - com um excelente e estável caudal de água tornou o Mondego no rio de preferência para a atividade de canoagem a nível nacional. Desfrute de um dia relaxante e refrescante, e observe os majestosos milhafres, os guarda-rios e uma grande variedade de peixes. Temos percursos adaptados a cada um!


Para mapas e instruções específicas para cada ponto de encontro, clique nas setas abaixo.

 

O Pioneiro - Descidas no Mondego

Todos os dias entre Penacova e Coimbra
Descida Noturna

 

Uma vez por mes costumamos organizar uma descida noturna para quem tem alguma experiencia em caiaque e quer conhecer o nosso vale de maneira diferente; iluminado pela lua cheia. Informa-te para saberes quando será a próxima!